COMO OTIMIZAR E APROVEITAR MELHOR OS ESPAÇOS?

Em primeiro lugar, antes de comprar os móveis, faça um planejamento pesando nas medidas do cômodo. Móveis grandes acabam ocupando muito espaço e passam a impressão de que o ambiente é ainda menor.

Um ambiente onde caberia apensa uma cama e um armário, com a otimização do pé direito coube um closet bem iluminado abaixo da cama, e ao lado um escritório com armário em baixo. A utilização de moveis claros ajuda na sensação de ampliação do espaço.

Na hora de escolher as cores dos objetos e paredes, foque em apenas uma
paleta de cores e tons claros, evitando que o ambiente fique carregado. Já para a iluminação, a melhor ideia é colocá-la setorizada. Assim, você pode ter uma impressão de cômodos independentes.

Decorar e aproveitar os espaços pequenos pode dar bastante trabalho. Mas com criatividade e bom planejamento, é possível ter um ambiente organizado e aconchegante.

Um dos principais desafios da Arquitetura Corporativa é aproveitar melhor os espaços nos escritórios, de modo a otimizar a experiência de utilização tanto pelos profissionais quanto por seus clientes. Nem sempre a área disponível é a ideal para o desenvolvimento do projeto, mas com planejamento, organização, soluções inteligentes e criativas, os espaços reduzidos podem sim, ser transformados em ambientes bastante agradáveis.

É fundamental ter em mente a questão da funcionalidade e recorrer ao emprego de recursos estratégicos, como também à decoração e a ambientação para tornar o espaço empresarial mais confortável e prático.

As plataformas de trabalham otimizam o espaço e agregam a forma colaborativa de trabalho, a divisão de gaveteiros volantes ajuda no ganho de espaço, mobiliário em espera para tomadas e calhas eletrificáveis trazem facilidade e usabilidade dos ambientes.

É possível usar móveis, como estantes e balcões, para separar áreas, trazendo privacidade aos ambientes, sem perder muito espaço.

Utilize os objetos e pertences necessários à rotina doméstica, como eletrodomésticos e caixas organizadoras, para compor a decoração do ambiente. Assim como as prateleiras e as estantes, os armários suspensos não ocupam espaço e servem para armazenar seus pertences e utensílios.

Com a otimização do espaço nossas coisas ficam bem guardadas e a casa fica mais clean, sem tralhas amontoadas pelos cantos. Por isso, se você mora em um lugar pequeno, pense em produtos e ideias que valorizam o espaço. Aproveitar cada cantinho é muito importante quando não temos muito espaço.

Uma ótima maneira de otimizar o espaço é verticalizar o ambiente: já que não temos muito espaço horizontal disponível, vamos explorar o vertical. Isso ajuda a encontrar lugares para guardar coisas, decorar e até mesmo criar elementos visuais esteticamente interessantes.

Nessa linha, as paredes são as nossas melhores aliadas. Tire tudo o que puder do caminho e pendure nelas. Estantes, prateleiras, armários, quadros e outros acessórios podem ser suspensos, economizando espaço. Eles ainda são úteis para guardar seus objetos e dão um toque de originalidade ao ambiente.

Até a TV pode ser suspensa. Quando embutida em um painel na parede, dispensa mobílias de suporte, como racks, e abre espaço para outros equipamentos.Use e abuse da paredes de forma inteligente, o ambiente fica mais limpo e melhor aproveitado.

Um grande problema é encontrar espaço para armazenar todos os nossos pertences. E não estamos falando só de roupas, não. Uma casa exige muitas outras coisas que ocupam espaço como roupas de cama, panelas, produtos de limpeza, eletrodomésticos, produtos de higiene pessoal, documentos e muito mais.

Para conseguir armazenar tudo isso, utilize cada cantinho do seu apartamento. Coloque armários nas quinas, prateleiras nos cantos, até penduradores de bolsa e casacos ajudam na organização. E porque não utilizar a bike como decoração.

Banheiras utilizam um espaço significante no banheiro, podemos planejar móveis para otimizar o espaço ocioso para colar tudo a mão e deixar o ambiente ainda mais aconchegante e prático.

O uso de superfícies claras é ideal para ambientes pequenos. Um apartamento onde as cores do piso são claras, paredes integram o ambiente, dão a sensação de maior amplitude e continuidade. O ideal é que seja utilizado apenas um tipo de piso em todo o apartamento. Caso sejam de materiais diferentes, recomenda-se pisos de mesma tonalidade para não haver quebra da harmonia e proporcionar a sensação de amplitude ao espaço. As superfícies claras também favorecem a distribuição da luz no ambiente tornando-o mais agradável, atendendo as necessidades visuais do usuário e tornando o ambiente mais eficiente energeticamente. As escadas ganham corpo com a usabilidade de prateleiras ou estantes.

A principal dica é aproveitar a iluminação natural. Explore a luz do dia que entra por cada janela, use cortinas e venezianas leves e claras, e evite que estantes ou outros móveis bloqueie a incidência de luz.

Se mesmo assim, você sentir necessidade de luz artificial, dê preferência para a indireta. Embora a luz branca direta amplie os ambientes, ela também os torna frios e com aspecto muito estéril. Para garantir um tom aconchegante e intimista, crie um jogo de luz, com pontos de luz amarela espalhados que destaquem cantos e objetos.

Gavetas com divisórias tornam o dia-a-dia mais prático e organizado, deixando tudo no seu devido lugar, não dá espaço para a bagunça.

Uma boa solução para otimizar o espaço é trocar o fogão tradicional por um fogão cooktop, também conhecido como fogão de mesa. E o que falar das lixeiras, e escorredores de louças embutidos ou na própria pedra, uma excelente solução para espaços planos.

Não poderia deixar de falar sobre a sustentabilidade em forma de otimizar os espaços com pedaços de canos como sapateiras, simples, organizado e que ocupa quase nada de espaço.

Os móveis multiuso também são uma bela opção para otimizar espaço. Um bom exemplo disso são os sofás-cama. Eles são práticos e muito úteis para quem costuma receber hóspedes, especialmente em apartamentos e casas com apenas um quarto. Beliches e bicamas também são excelentes quando o assunto é aproveitar os ambientes pequenos. Camas e mesas dobráveis são mais algumas opções que trazem um ganho de espaço sem perda de conforto.

Lembre-se de que você não as utiliza o tempo inteiro, portanto, se elas puderem ser “guardadas”, melhor. Com o desenvolvimento tecnológico, o uso de eletrodomésticos compactos e móveis de design multifuncionais e mutáveis, é possível otimizar os espaços e obter maior flexibilidade dos ambientes, como, por exemplo, camas dobráveis, que podem ser guardadas em armários, ou mesas retráteis.

Linhas horizontais em móveis, tapetes, prateleiras e aberturas alongam visualmente os espaços pequenos, conforme imagem abaixo. O uso das linhas horizontais em cômodos com pé direito alto, torna-os mais aconchegante. Porém, é necessário ter cuidado com ambientes de pé-direito baixo, pois as linhas horizontais, quando marcantes, passam a sensação de achatamento.
Já as linhas verticais conferem ao ambiente uma impressão de pé-direito mais alto, como o verificado na imagem abaixo. A leveza dos móveis é fundamental, seja na estrutura esbelta, no uso de cores claras, ou nos materiais utilizados.
Superfícies móveis podem ser utilizadas para dividir espaços, tornando o ambiente flexível, permitindo compartimentá-lo quando se deseja maior privacidade, ou abrir para uma integração dos espaços e maior ventilação. Portas de correr também são ótimas opções para não perder espaços.

Pensando em equilíbrio e bom gosto e se atentando ao espaço disponível e às possibilidades de decorá-lo, é possível, então, montar um ambiente funcional e com personalidade, que, apesar de pequeno, será elegante e particular.

Gostaram dessas dicas super práticas ?

Curta nossa página e compartilhe!!