Abrange estética e utilidade. Para executar essa técnica é preciso planejar bastante, entendendo questões como iluminação do ambiente, estilo de vida dos moradores, segurança e acessibilidade. Cada projeto é único e exige diferentes soluções para cada ambiente.
Quanto menor é o ambiente, maior é a necessidade de organização nele. A decoração funcional é o ideal para ter praticidade e ao mesmo tempo espaços elegantes e que expressam a personalidade de quem mora ali. Combinando beleza e funcionalidade, sua casa torna-se um lugar mais agradável e suas atividades diárias ficam mais simples.
No ambientes pequenos, a decoração funcional deve trazer a sensação de grandeza, utilizando todo o espaço de forma inteligente. Devemos pensar na circulação de pessoas naquele cômodo e nas atividades desenvolvidas ali, sem desperdiçar espaço. Isso exige um bom planejamento e organização, caso contrário, o lugar pode acabar parecendo bagunçando ou ainda menor.
Antes de pensar nos objetos e no estilo que deseja incorporar à sua casa, é importante refletir sobre a sua rotina. Quais são as atividades mais importantes em cada ambiente? O que está faltando para tornar seu cotidiano mais tranquilo? Quando o cômodo fica bagunçado, qual é o motivo? Essas questões estão relacionadas à funcionalidade e ao uso criativo do espaço.
Procure relacionar suas atividades aos móveis e acessórios que já tem. Caso vá comprar mobília nova, escolha as peças já sabendo onde serão instaladas e com qual objetivo. Por exemplo, quem recebe muitas visitas deve ter uma sala com vários assentos, quem não tem esse costume pode investir em uma sala com mais armários ou voltada para determinado hobbie.
Lembre-se de pensar no que acontece atualmente na sua vida, nas tarefas que tem hoje e necessidades atuais. Não adianta idealizar um estilo de vida diferente do seu: a funcionalidade está diretamente relacionada à movimentação de pessoas e à utilidade dos móveis. Além disso, garanta um acesso fácil à materiais que usa com frequência, seja na hora de organizar os armários ou de dispor os utensílios na cozinha.
Usar nichos multiplica o espaço disponível para decoração e utilidades do lar, por isso, esse recurso é muito em pequenas residências. Eles são organizadores charmosos, que podem abrigar livros, plantas ou porta-retratos, por exemplo. No banheiro, você pode usá-los para colocar as toalhas, vidros de perfume e arranjos de flores. Já na cozinha, pode colocar os temperos ou louça decorada.
Eles são totalmente adaptáveis para qualquer casa, pois têm diferentes formatos e matérias-prima. Os nichos podem ser de ferro, de acrílico ou de outros materiais, mas o comum é o de madeira. Pintar a parede de fundo de uma cor diferente do resto do cômodo é uma boa forma de trazer atenção para os nichos.
A decoração aérea, também chamada de decoração suspensa, é outra forma de trazer personalidade ao ambiente e ao mesmo tempo economizar espaço. Podem ser luminárias diferentes ou plantas, como samambaias. No caso de estantes suspensas por cordas, há ainda a vantagem de facilitar a limpeza.
Entre as funções que a decoração pode cumprir, há a chance de tornar sua vida saudável. Nas grandes cidades, a vegetação cumpre um papel importante na umidade e qualidade do ar. Dentro de casa, as plantas podem substituir o umidificador de ar e ajudar a respirar melhor, pois liberam gotículas que hidratam o ar.
Elas também purificam o ar, porque absorvem substâncias tóxicas, como o formaldeído, e dispensam oxigênio. As samambaias, os lírios e as espadas de são jorge são algumas das melhores espécies para esse objetivo.
Além de ajudar com problemas respiratórios, as plantas também trazem uma atmosfera relaxante e tornam a casa mais colorida. Cultivá-las ajuda a lidar com o estresse.
Usar ervas medicinais é outra forma de aproveitar a decoração de casa para ter mais saúde. Existem várias espécies fáceis de cuidar e que exigem pouco espaço, podendo ser cultivadas na varanda, em canteiros pequenos ou até em vasos suspensos. Cada planta tem suas propriedades: o tratamento natural pode ajudar em questões como a insônia, dor de estômago, gripe, cansaço, entre muitas outras.
No paisagismo, a decoração funcional pode ter uma série de utilidades. Independente do tamanho do jardim, ou mesmo que seja um jardim de inverno, é possível criar espaços esteticamente agradáveis e que também cumpram com uma finalidade específica, contribuindo para a qualidade de vida de quem usufrui do ambiente.
O jardim pode ser um local de convívio, de divertimento, de entrar em contato com a natureza ou até de meditação. Com um bom projeto paisagístico, esse local pode trazer mais bem-estar para a família e ainda ajudar na restauração ambiental.
Em relação ao mobiliário de jardim, lembre-se que os móveis estão expostos ao sol e à chuva, de forma que precisam ser de materiais resistentes. Algumas opções são os bancos de ferro, espreguiçadeiras de fibra e mesas de madeira rústica. Optar por itens confortáveis torna o local mais convidativo e estimula a passar mais tempo por lá.
Para decorar de maneira funcional, o mais importante é o planejamento. Pense em cada cantinho da casa e do jardim e o que ele pode proporcionar, assim você aproveita bem o espaço de acordo com suas necessidades diárias.
Quer conhecer mais dicas de decoração e paisagismo funcional?
Gostou das idéias, curta, comente e compartilhe!!!