É um jardim em forma esférica, com diversos níveis, que pode alimentar um bairro inteiro.
A ideia de um jardim sustentável deixa cada vez mais fácil ter a sua própria plantação e deixar o mundo um lugar mais verde, livre de agrotóxicos: “A agricultura local representa uma alternativa séria ao modelo alimentar global. Reduz a nossa pressão sobre o ambiente e educa os nossos filhos de onde a comida realmente vem”, diz a IKEA.
O projeto foi desenvolvido pelos profissionais da Space 10, a empresa de design exclusiva da IKEA que tem como principal função desenvolver futuros produtos para a loja. O projeto não vem pronto, você precisa baixar o passo-a-passo de como montar e quais os materiais necessários para montar o seu Growroom em casa gratuitamente.
O Growroom da IKEA não vem em uma caixa, mas sim em um projeto com 17 fáceis etapas. Tudo o que é preciso é algumas folhas de madeira compensada, alguns parafusos e um monte de amigos para colocar tudo junto. Você pode precisar contratar os serviços de uma loja de carpintaria local para se certificar de que a madeira seja cortada corretamente, mas depois disso ele se tornar apenas um projeto de fim de semana.
Segundo a IKEA, o Growroom pode produzir tantos vegetais e comidas que dá para alimentar um bairro inteiro, e ainda é pequeno o bastante para caber em seu quintal. As peças de madeira do jardim são projetadas para permitir que a água e a luz alcancem todos os níveis da esfera.
Criar um ambiente mais natural e ensinar a como construir um jardim sustentável nas grandes cidades é um dos propósitos do projeto: “O Growroom foi projetado para melhorar a nossa sensação de bem-estar dentro das cidades, criando um pequeno oásis que permite com que as pessoas se conectem com a natureza, sintam o cheiro e provem a abundância de ervas e plantas da esfera.”
De acordo com um comunicado de imprensa, já existem planos para construir Growrooms pelo mundo. Nosso Rio de Janeiro está na lista. Se você não quiser esperar (assim como nós!!) você pode montar o seu próprio Growroom seguindo este passo-a-passo: https://medium.com/space10/space10-open-sources-the-growroom-aa7ca6621715#.p2zbd3n61
Faça o seu próprio jardim
Eles podem ser implantados em áreas verdes urbanas, sendo elas públicas, particulares, condomínios ou empresas. Optar por esse tipo de jardinagem é uma forma de reservar um tempo para a natureza e, acima de tudo, conservá-la.
Mas não basta apenas reduzir gastos de recursos naturais para fazer um jardim sustentável, também é preciso reciclar e reutilizar. Essa é uma tendência cada vez mais popular no paisagismo e na jardinagem pois une o útil, o agradável e o ecologicamente correto.
Você pode transformar garrafas em vasos para um jardim vertical, utilizar latas velhas como vasos de flores, incorporar um banco ou balanço confeccionados com pneu reutilizado no ambiente, entre outras tantas pequenas dicas. Dessa forma o ambiente ganha um visual muito particular e estilizado e você evita o descarte desnecessário de diversos itens.
Também com o objetivo de reduzir o consumo de recursos, outra dica muito utilizada é diminuir a área revestida com gramado natural. Como a grama precisa de uma manutenção constante, com poda, corte e, principalmente, rega (o que representa um grande desperdício de água), uma saída é revestir uma parte do jardim de outra forma. Uma alternativa sustentável, acessível e vantajosa é a grama sintética.
Em termos gerais, um jardim sustentável é aquele que aproveita os recursos disponíveis ao máximo de forma eficiente e responsável, reduzindo desperdícios e evitando gastos desnecessários desses recursos. Portanto, uma forma primordial de aplicar esse conceito no seu jardim é contar com espécies de plantas nativas da sua região, que se adaptam bem ao clima e às condições da área.
Ou seja, para garantir um espaço florido mas que, ao mesmo tempo, não demanda muitos recursos naturais como água, por exemplo, aposte naquelas flores que se desenvolvem bem no clima da sua região (seco, úmido, ensolarado, chuvoso etc) e também nas características do espaço em que o jardim ficará. Assim você já começa a elaborar uma área florida sustentável com o pé direito.
Contar com um pouco de verde e de natureza no seu lar é ideal para aqueles momentos em que você precisa relaxar. Além disso, essa área valoriza o visual o imóvel e atua como uma opção a mais de decoração.
Engana-se quem considera os jardins sustentáveis viáveis apenas para espaços grandes. Se você gosta de jardinagem e vive em áreas urbanas, ou em locais reduzidos, pode também cultivar esse pedaço da natureza. Para isso, escolha as plantas nativas ou adaptáveis à região.
Garantir que o solo tenha os nutrientes apropriados para que as plantinhas do seu jardim cresçam bonitas e saudáveis pode ser um desafio. A boa notícia é que existe uma maneira de tornar isso muito mais fácil e que ainda por cima se alia a uma iniciativa sustentável: é a compostagem.
Basicamente, essa técnica trata-se de reaproveitar todo o lixo orgânico do seu lar como adubo para as plantas, compactados em uma massa de nutrientes! Dessa forma, você garante que as plantas estejam sempre saudáveis e ainda evita descartar o lixo de forma equivocada.
Agora que você já conferiu algumas ideias para montar seu jardim sustentável em casa, aproveite comente e compartilhe..
Espero de coração ter atendido suas expectativas e aproveite para dar uma dica para o próximo conteúdo…??