O mercado de pets no Brasil já é o segundo maior no mundo, movimentando só em 2019 mais de R$36 bilhões. O setor inclui uma extensa gama de produtos, desde alimentação, vestuário, brinquedos, saúde e lazer, mas uma área que vem ganhando cada vez mais espaço são os móveis para os animais de estimação. Cada vez mais, os proprietários buscam opções versáteis e diferentes para que seus pets possam curtir seus lares com conforto e se sentirem parte do ambiente.
Os cães e gatos ganharam nossos corações e também nossos lares. Como qualquer outro membro da família, os chamados “filhos de quatro patas” estão integrando cada dia mais a rotina e os espaços sociais da casa.
Existem vários modelos que são de uso exclusivo do animal, mas ao mesmo tempo são belas peças decorativas.
Tem para todo gosto! Peças mais modernas, de tecido, plástico fibra (que serve de arranhador para os gatos) madeira, metal e papelão. No caso do papelão, temos peças lindas e de custo mais acessível, porém pela minha experiência é importante ter consciência que o item terá uma vida útil pequena e poderá causar muita sujeira na casa, pois, no caso dos felinos, eles usam o papelão como arranhador e para coçar os dentes, e picotam em mil pedaços!
É importante ter um espaço reservado exclusivamente passa eles.
Como os gatos gostam de escalar, podem ser utilizados em espaços desaproveitados por nós, como o exemplo da parede da escada.
Vejam nestes exemplos como é possível trabalhar projetos ousados e cheio de aventuras e obstáculos para os felinos sem atrapalhar o uso do mobiliário do ambiente e interagindo com a decoração:
Já sabemos que os animais de estimação têm por hábito ficarem próximos a seus donos, deitados no sofá, no tapete, na beirada da cama e até mesmo em cima do teclado do computador enquanto trabalhamos, eles simplesmente adoram ficar na companhia das pessoas que gostam.
Com a gigante IKEA entrando no jogo, o mercado de móveis para pets ganha ainda mais atenção e consistência. Fábricas, designers e marcenarias devem ficar de olho nas oportunidades. Segundo dados do Censo IBGE (2013), o número de cachorros domesticados chegou a 52 milhões no País. Enquanto o de gatos soma 22 milhões. Isso, sem contar os demais animais de estimação, como peixes, aves répteis e pequenos mamíferos. Ao todo, são mais de 130 milhões de pets, mais do que o dobro de crianças e adolescentes (0 a 17 anos) no Brasil.
A marca francesa Meyou também despontou no mercado com camas para gatos. Elas se destacam pelo conceito e minimalismo. Segundo os idealizadores, os produtos conversam com os mais sofisticados ambientes e garantem o conforto dos bichanos.
As peças são feitas com materiais naturais, como madeira, algodão e feltro. As camas incluem ainda duas variações para o casulo redondo: uma com estrutura de madeira e outra equilibrada dentro de um cubo de metal geométrico. Uma terceira opção é com dossel de feltro levantada em pernas de madeira de inspiração retro.
Andrea Sandtfoss e Luccas Iatauro se conheceram há 10 anos em São Paulo, na faculdade de Artes Plásticas. A conexão foi imediata e começaram a trabalhar juntos, primeiro em um atelier conjunto durante o curso e depois na Snooze Design, marca dedicada ao mercado pet que criaram há dois anos. Apaixonados por animais, já pensaram em ser veterinários e cresceram cercados por bichos. Andrea, por um gato que a acompanhou dos quatro aos 18 anos e Luccas pelos animais na fazenda de seus pais, em especial os cães.
Logo de início perceberam que o mercado nacional não apresentava muitas opções de produtos bem pensados e esteticamente atraentes, que englobassem beleza, funcionalidade e qualidade. Estudos de mercado mostraram que havia potencial para o desenvolvimento e consumo de itens de design para pets, e deram o sinal verde que a dupla precisava para lançar sua marca.
A escolha de matérias-primas seguras, confortáveis e sustentáveis, uso de novas tecnologias e a abordagem ergonômica mostram a preocupação com o bem-estar do peludo. O design minimalista permite que os produtos façam bonito em qualquer ambiente e o resultado são objetos human friendly, destinado aos animais mas amigável para seus humanos também. “Não basta que os animais sejam aceitos, como é no conceito pet friendly, mas que possam usufruir das mesmas coisas que oferecemos a nós mesmos”, explicam.
São três modelos de casas para cães/gatos de pequeno porte em formato de mesa lateral, com diferentes configurações. As peças foram criadas para permitir maior interação e aproximação dos pets com os seus donos no dia a dia das residências e levam a marca registrada Marina Sá Interiores.“A inspiração para criar o Pet Design veio quando comecei a observar amigos, familiares e clientes que têm cães de pequeno porte dentro de apartamentos. As caminhas adaptadas, e com aparência muito diferente da decoração do ambiente, estavam fora do contexto. Pensei em criar algo que pudesse harmonizar com o ambiente e que, além de casinha para o animalzinho, pudesse ter uma função para o dono da casa também… algo 2 em 1!”, explica Marina.O conceito é contemporâneo, com design limpo e formas geométricas, um estilo característico da designer. Feitas em MDF laminado e fórmica madeirada Freijó, harmonizam facilmente com a decoração da casa. Dois modelos da coleção, Hexahome e Tubehome, são casinhas e mesa de apoio, com dimensões adequadas ao uso de mesa lateral na sala e criado-mudo no dormitório. Já o modelo Littlehome, exerce a função de pet home com design diferenciado e opção de lâmina colorida na parte interna do móvel. As almofadas com estampas coloridas e modernas são um acessório opcional e uma sugestão de uso, confeccionadas em tecido resistente e antibactericida.
Sabe-se que os nossos amigos pets preferem beber água em movimento. Na natureza a água parada não é vista como saudável aos olhos dos pets, por isso eles sempre preferem beber de uma fonte limpa onde a água é corrente. Pensando nisso a criou-se um produto exclusivo que oferece melhor qualidade de vida para seu pets. Com drenagem anti pelos, sistema inovador transporta pelos e impurezas até o filtro, seu pet fica mais protegido. Além de ser antimicrobiano com reservatório extra pode armazenar até 3 Litros de água.
Não é só fonte de água, é fonte de vida para os pets.
Produtos são totalmente naturais, reservatório e prato feitos em barro, o mesmo utilizado nos filtros de barro residenciais, mantém a água sempre fresquinha e filtrada.
Considerado o melhor purificador de água do mundo.
Internamente totalmente natural, veja nas fotos, como os filtros de barro residenciais, não se utiliza nenhum tipo de impermeabilizante (resina) por ser tóxica e cancerígena.
Protege sua cama e sofá para que seu gatinho não arranhe.
Afiador de unhas e redutor do estresse , contribuindo para saúde do animal. Seu gatinho vai adorar!
Gostou do conteúdo, compartilhe e comente se você já conhecia ou já tem alguns destes itens, e qual você conheceu neste post.
Obrigada pela sua contribuição!
Beijo e até o próximo.