A mesa ou bancada de trabalho costuma ser o elemento principal de um escritório. Assim, ela deve está posicionada de lado para a porta. Isso porque, se estiver de frente a energia de quem entrar vai bater de forma direta em você. Se estiver de costas, você ficará inseguro.
A mesa ou bancada de trabalho costuma ser o elemento principal de um escritório.
Assim, ela deve está posicionada de lado para a porta. Isso porque, se estiver de frente a energia de quem entrar vai bater de forma direta em você. Se estiver de costas, você ficará inseguro.
A posição dos móveis, de acordo com o Feng Shui, influencia no fluxo de energia no ambiente.
Um ambiente com muitas cores pode gerar ansiedade e tensão. Contudo, ter uma parede colorida como ponto de cor ajuda a compor um ambiente criativo e alto astral.
Um escritório pintado todo de uma cor clara pode causar a sensação tédio e cansaço. Assim, vale a pena escolher uma cor mais forte para uma parede.
O verde e o azul são cores que estimulam a calma e a serenidade, perfeita para consultórios médicos, por exemplo. Já o roxo, amarelo e laranja estimulam a criatividade e por isso são muito usadas em empresas de tecnologia.
Se isso não for possível, escolha pontos de cor em objetos de decoração.
Ter pontos de cores no escritório estimula a criatividade das equipes de trabalho. As cores devem ser usadas de acordo com os objetivos pretendidos.
Um dos princípios do Feng Shui é se livrar de tudo que você não precisa e não usa mais para fazer fluir a energia, pois um local organizado permite a boa fluidez do Chi.
Fazendo isso, é possível organizar a bagunça e deixar o ambiente o mais clean possível. Desse modo, arrume os documentos que ainda precisa em arquivos e pastas e manda papéis que não terão mais uso para reciclagem.
Busque formas de acomodar os cabos para que eles não fiquem aparentes. Para material de papelaria, utilize caixas e organizadores apropriados.
Esta é uma maneira de criar um ambiente mais agradável e estimular a produtividade de quem trabalha nele.
Ambientes bagunçados vão de contra a tudo que o Feng Shui prega. Por isso, tudo deve ser organizado e as coisas inúteis descartadas.
Sempre falamos da importância da iluminação na arquitetura corporativa e esta também é uma premissa do Feng Shui.
Ambientes mal iluminados além de serem nocivos para a saúde do trabalhador também impactam na produtividade.
A luz natural deve ser aproveitada no ambiente ao máximo possível. O Chi flui através da luz natural. Assim, recomenda-se que a mesa de trabalho esteja em um local iluminado.
Esta é uma forma de energização e estimulação para os trabalhadores, além de economizar energia.
A luz natural deve ser usada ao máximo possível e também aliada à luz artificial.
De acordo com os especialistas em Feng Shui manter qualquer ambiente limpo é uma maneira de manter o campo de atividade favorável.
Assim, é preciso atenção para que não se acumule sujeira e poeiras. As cortinas, tapetes e almofadas devem ser lavadas com frequência e os estofados aspirados.
A limpeza do sistema de refrigeração também é algo de extrema importância e que deve ser feita de forma regular.
Sempre que possível abra as portas e janelas para ventilar o escritório e fazer circular o Chi.
De acordo com o Feng Shui, manter o ambiente limpo ajuda na fluidez do Chi. Atente também para cortinas, tapetes e equipamentos de refrigeração.
De madeira geral, o Feng Shui prefere formas leves e minimalistas.
Assim, recomenda-se buscar móveis para o escritório que sejam ergonômicos e com formas suaves e arredondas.
A arte milenar dispensa exageros e excesso de detalhes.
Móveis com design moderno e formas simples compõem o cenário minimalista desejado pelo Feng Shui.
O Baguá é um mapa em formato octogonal usado pela Escola do Chapéu Negro, que é uma das correntes do Feng Shui.
Com o Baguá é possível identificar na planta baixa do imóvel o que precisa de harmonia nos ambientes.
Casa canto do mapa simboliza uma área da vida, sendo: carreira, amizade, criatividade, relacionamento, sucesso, prosperidade, família/ saúde e sabedoria/ espiritualidade.
Casa guá tem sua cor, forma e elemento. Para aplicar o mapa na planta baixa do ambiente é preciso considerar a porta de entrada. O ideal é fazer uma consultoria de Feng Shui, já que casa imóvel possui um formato de planta diferente.
O Banguá é usado por uma das principais vertentes do Feng Shui para harmonizar ambientes de acordo com os setores da vida. Cada um deles possui uma cor, forma e elemento específico.
As plantas e flores são elementos bastantes usados no Feng Shui. Isso porque, elas têm o poder de absorver a energia negativa e fazer a purificação do ar.
As plantas também deixam o ambiente mais aconchegante e são um ponto de cor estimulante e natural. O ideal é buscar espécies fáceis de cuidar.
As plantas são organismos vivos com algo poder de absorção de energia. Por isso, deixam o ambiente mais vibrante e acolhedor.
Os espelhos dão sensação de amplitude no ambiente e, por isso, são bastante usados no Feng Shui.
Só tenha cuidado para não exagerar e também colocar o espelho de frente para a luz natural, o que pode gerar reflexos indesejados.
Os espelhos usados na decoração dão sensação de amplitude no lugar. Por isso são muito usados pelo Feng Shui.
A fiação exposta concede ao ambiente uma aparência de malcuidado e bagunçado.
O que vai de contra a minimalismo e organização do Feng Shui. Assim, tanto os cabos dos eletroeletrônicos quanto a fiação deve ser organizada. Uma boa dica é usar canaletas.
A fiação exposta é uma das formas de bagunça que atrapalham a circulação do Chi.
Os cristais, por serem minerais, possuem uma frequência vibracional. Eles pertencem ao segundo plano de existência e se manifestam nas camadas inferiores da Terra.
Cultuados desde as antigas civilizações, os cristais também são usados pelo Feng Shui, seja para atrair energias boas seja para absorver a negatividade de ambientes.
Os cristais podem aparecer em elementos decorativos, como luminárias e pesos de papéis, por exemplo.
Confira algumas pedras para ser usadas em escritórios:
Por conta de seu alto poder energético, os cristais são elementos frequentes no Feng Shui.
O centro da mesa representa a carreira. Lá deve estar o computador, que frequentemente é o objeto central do trabalho.
O canto superior central é o local que representa o reconhecimento e sucesso. Neste ponto coloque uma luminária ou um objeto de decoração na cor vermelha.
O canto superior direito está relacionado aos relacionamentos. O recomendado é colocar um porta-retrato com a fotografia de alguém importante para você ou um objeto que remeta à um momento especial com família e amigos.
No lado direito é a área do bom relacionamento. Nesse local você deve colocar o telefone ao alcance das mães e um objeto decorativo colorido ou de metal para estimular a criatividade. Este objeto pode ser um porta post-it ou agenda, por exemplo.
O canto superior esquerdo é o local da família que pode ser harmonizado com um vaso de flores ou plantas.
E o lado esquerdo é o lado da sabedoria e prosperidade. É desse lado que você deve colocar livros e projetos que deseja que deem certo. Um cristal que estimule a criatividade também é bem-vindo.
A mesa de trabalho pode ser arrumada de acordo com os campos de Feng Shui.
Gostou das nossas dicas de Feng Shui para escritórios? A arte milenar da harmonização de energia também pode ser aplicada à arquitetura corporativa.
Comente e compartilhe para que mais pessoas se beneficiam.
Fonte: https://www.t2arquitetura.com.br/
Muito obrigada!!