A decoração deve ter equilíbrio pela disposição de mobiliário, luzes, fontes e plantas. Acredita-se deste modo proteger o ambiente, atrair saúde, felicidade e prosperidade.
É por meio das plantas, flores e acessórios que te ajudarão a energizar seu espaço e atrair prosperidade. As dicas abaixo são ideais para jardim, mas para quem não tem esse tipo de espaço, um vaso e a utilização de um dos itens citados basta para transformar a respectiva área de sua vida:
Se sua preocupação é com a saúde, plante alecrim. Essa erva possui propriedades medicinais, sendo muito utilizada em temperos e chás. Além disso, acredita-se que essa planta também cura as doenças da alma | Dica: use-a como tempero e em chás. Pode ser colocada no jardim, na varanda, janelas ou em lugar com circulação de ar. Seu aroma perfumará o local onde estiver e seu cheiro carrega consigo suas propriedades.
“Herbácea que pode atingir 90 centímetros de altura. Com folhas espessas e cultivadas em duas variedades mais conhecidas, com margens amareladas em suas folhas verde-escuras ou manchas verde-claras transversais”. As plantas com folhas pontiagudas, como a espada-de-são-Jorge, carregam uma energia muito forte por simbolizarem fogo e luta. Elas retêm inveja, mau-olhado e agouro, absorvendo as energias negativas | Dica: devem ficar do lado de fora, na frente da casa. Para absorver as negatividades e proteger você e sua família. Lave bem as mãos após contato com ela, pois é tóxica. Se plantada corretamente, ela se adapta a qualquer tipo de ambiente, se a raiz começar a quebrar o vaso, replante-a. Fique de olho em sua terra e molhe-a quando estiver seca. Pode ser colocada em vasos direto na água também.
As plantas com folhas arredondadas, como orégano, são as que atraem prosperidade, dinheiro e sucesso no trabalho. Se você precisa de uma ajuda no serviço, tenha essas plantas por perto. As plantas que crescem para cima, como trepadeiras, também têm esse efeito | Dica: deixe-as no escritório, biblioteca ou sala onde realiza os estudos ou trabalhos. Se preferir, arranje-as no mesmo vaso. Suas folhas também podem ser utilizadas como temperos.
“Herbácea que cresce de 40 a 70 centímetros, sua folhagem é pendente e longa. O solo ideal é adubado com húmus e sempre úmido, com irrigação constante. Não deve receber luz solar direta, para o melhor desenvolvimento”. Essa planta é indicada para aquelas pessoas que sofreram alguma desilusão amorosa. Ela cura a melancolia e a tristeza. Além disso, traz vigor e saúde para pessoas doentes | Dica: não regue excessivamente. São ótimas para energizar a lavanderia. Se optar por colocá-la dentro de casa, como ela cresce para baixo, tenha por perto alguma planta cujas folhas cresçam para cima – ou embaixo da samambaia se esta estiver pendurada – para equilibrar as energias.
Essa pequena florzinha é capaz de equilibrar as energias do ambiente, pois retém a negatividade e afasta as más vibrações | Dica: disponha três vasos de violeta na sala, caso sinta que a energia de algum morador está carregada. Também pode ser colocada no banheiro, pois se adapta bem a este cômodo, considerado como um lugar pesado devido à troca de energias. Também podem ser dispostas nas janelas, cozinha e área de serviço. | Dica: Plantada comumente em vasos pequenos, as violetas precisam receber luz indireta em parte do dia. Regue duas vezes por semana.
Esta planta manda a inveja e o olho-gordo para bem longe | Dica: plante-a em um vaso pequeno, com terra adubada, e deixe próximo da porta de entrada, em local visível. | Dica: Não ingira essa planta e lave bem as mãos após contato com ela, pois é tóxica.
Essa árvore simboliza a união e harmonia do casal. É a planta que faz fluir a energia do amor e torna qualquer relação muito mais aprazível e apaixonante “A árvore da felicidade é um arbusto lenhoso. A fêmea, com folhas finas, pode atingir 2,50 metros de altura, enquanto o macho, com folhas ovaladas, cresce até os 5 metros. Raramente floresce no Brasil. A espécie pode receber podas regulares para contenção da folhagem, ótima para canteiros à meia-sombra. Precisa de terra fértil e irrigação média”. | Dica: plante a árvore-da-felicidade fêmea e a macho no mesmo vaso, para fortalecer os vínculos entre você e seu parceiro.
Assim como é muito utilizada na produção de desinfetantes, essa planta também tem o poder de limpar o lar das energias negativas e protegê-lo. Além disso, ajuda na meditação e relaxamento | Dica: plante-as no jardim ou deixe seu vaso na varanda, janelas ou locais bem ventilados. Seu aroma irá purificar o ambiente.
“Herbácea de 30 centímetros de altura, com folhas longas, brilhantes e muito ornamental. A floração acontece na primavera-verão, com a espata branca e sem perfume. Deve ser regada com uma frequência alta, porém o solo deve estar bem drenado e fertilizado”. O lírio-da-paz, como seu próprio nome diz, favorece a paz no lar. Cultive essa planta em um vaso para ajudar nas relações familiares e trazer harmonia entre os moradores da casa | Dica: deixe vasos dessas flores nos ambientes em que os moradores costumam conviver, como a sala de estar ou de jantar. Cuidado, ele é tóxico se consumido. A vantagem dessa planta é que ela se desenvolve bem em ambientes com pouca luz solar. O lírio da paz requer rega pelo menos 3 vezes por semana. Lírios precisam ficar longe do sol forte, mas entortam se ficam o dia inteiro na sombra. Portanto, deixe-os em um local onde o sol bata pela manhã. Regue-os somente quando a terra secar.
“Com folhas verde-escuras e brilhantes, é ideal para o plantio em áreas internas, sempre a meia-sombra. O solo deve ser mantido úmido e bem adubado. Prefere regiões quentes e não tolera frio. Sua inflorescência branco-creme não tem importância ornamental”. A zamioculca é ideal para deixar em ambientes sem luz solar e aguentam bem até se você se esquecer de cuidar dela de vez em quando! Regue semanalmente. | Dica: Cuidado! Essa planta é venenosa e não recomendada para ambientes com animais e crianças. Se sua rotina é agitada, adote uma Zamioculca!
As bromélias se adaptam bem em locais com luz do sol indireta, porém quentes. Uma dica é adquirir as plantas aéreas, que são bromélias super resistentes e que captam a umidade do ar. Elas quase não precisam de regas. Além disso, as plantas aéreas costumam vir em pedaços de galhos ou então em terrários de vidro. Já vêm no jeito para decorar a casa sem esforço!
“Grande parte das bromélias são de meia sombra, mas muitas delas também se adaptam ao sol pleno também. Quando cultivadas em vasos, o solo deve ser muito bem drenado, evitando o acúmulo de água nas raízes da planta. Para áreas internas, boas opções são:
– Gusmânia (Guzmania ligulata), que atinge os 30 centímetros. A inflorescência acontece no verão, com pequenas flores brancas, envoltas pelas brácteas da bromélia, que podem ser vermelhas, rosa ou mesmo verde.
– Aequimea (Aechmea fasciata), pode atingir os 40 centímetros, com folhas verdes em roseta ou mesmo em um tom marmorizado, de verde e cinza. As brácteas róseas são duráveis e a inflorescência pequena e azul surge em seus cantos”. | Dica: Requer poucos cuidados e quase nenhuma rega.
A jade é uma planta linda, que lembra uma mini árvore (ou um bonsai grande!). Ela curte receber luz direta, mas não o dia todo. | Dica: Regue a planta jade uma vez por semana e não encharque o solo.
“Planta de manutenção muito fácil, basicamente requer sol e pouca rega. O vaso deve ter furos para drenagem, e o ideal é fazer uma mistura de terra e areia para facilitar esta drenagem. A terra deve ser mantida úmida, mas nunca encharcada, e a quantidade de regas varia durante as estações do ano. No inverno é preciso pouca água, ou seja, a cada quinze dias; enquanto no verão, o ideal é regar uma vez por semana ou sempre que a terra estiver seca”. As suculentas são de fácil manejo e bem versáteis. Elas se adaptam bem em ambientes internos, mas necessitam receber luz do sol pelo menos uma parte do dia. | Dica: Regue somente quando o solo tiver bem seco.
Os cactos também se saem bem em ambientes internos, mas precisam de um pouco de sol. Os cuidados são parecidos com as suculentas. Os cactos precisam de sol pleno, com exceção do mini-cacto (Mammillaria SP) que pode ser plantado em áreas internas, sem luz solar direta, porém com boa luminosidade no ambiente. Por ser rústico, requer poucos cuidados”. | Dica: Regue de vez em quando, a cada 15 dias ou no inverno a cada 20 dias, ou sempre que a terra estiver seca.
“Há diversos tipos de peperômias, quase todas para meia-sombra e locais quentes e úmidos. As mais conhecidas e fáceis de encontrar no mercado são:
– Peperomia argyreia, ou peperômia-melancia, com porte de 25 centímetros, suas folhas são grandes, brilhantes, ovaladas e com faixas prateadas se destacando no verde-escuro. Solo bem adubado e permeável.
– Peperomia serpens, ou peperômia-filodendro, com folhas pequenas e geralmente na cor verde clara ou variegada. Solo bem adubado e permeável”. A peperômia é uma planta ótima para o plantio em jardins verticais e vasos suspensos. Cultive em meia-sombra. | Dica: Super ornamental, possui lindas folhagens! Deixe o seu vasinho onde bata sol de vez em quando.
A lança de São Jorge aguenta superbem ambientes internos. Aproveite seu efeito ornamental para decorar os cantos da casa. | Dica: Regue somente uma vez a cada 15 dias e não jogue água diretamente em suas folhas.
“É uma palmeira entouceirada, que atinge 3 metros de altura. Suas folhas verde-escuras e plissadas formam um leque bastante ornamental. Ideal para vasos em interiores, é uma espécie rústica que requer poucos cuidados. A poda deve ser feita com cuidado para não deformar a planta”. A palmeira ráfia deve ser cultivada à meia-sombra e deve ser regada 1 vez por semana. Ela cresce lentamente e é ótima opção para dar aquele clima tropical em sua sala de estar, adoram vasos largos e uma bela sombrinha! | Dica: Ela cresce lentamente e é ótima opção para dar aquele clima tropical em sua sala de estar! Regue-a a cada 15 dias no calor e uma vez por mês no inverno.
“Originário da Colômbia, o tamanho varia entre 30 centímetros e 1 metro de altura. Não tolera temperaturas muito frias. As flores mais comuns são as de cores branca, vermelha e cor-de-rosa. Se desenvolve melhor em regiões quentes e úmidas”. | Dica: O antúrio é uma boa opção para locais com luz indireta. Deixe a terra sempre úmida para que a planta se desenvolva bem.
“Com folhagem pendente, variegadas de amarelo ou branco e folhas grandes na idade adulta. Quando jovem, as folhas são pequenas e verdes. Se desenvolve bem em áreas sombreadas e requer poucos cuidados além de regas regulares. Pode ser cultivada também na água”. Versátil, a planta jiboia com folhas de verde vibrante pode ser cultivada em ambientes bem iluminados ou à meia-sombra. Cuidado com a toxicidade. Use o crescimento desta plantinha ao seu favor. Sua folhagem dentro de casa cresce muito menos que em áreas externas. | Dica: Se o ambiente tiver crianças e animais, melhor não ter a jiboia por perto. Este tipo de trepadeira gosta de calor e água. Você pode podá-la caso queira uma folhagem mais contida. Ou cultivá-la em um vaso de vidro com água.
As folhas do filodendro em formato de coração são lindas e ótima opção para se ter em ambientes internos e iluminados, mas sem incidência direta do sol. | Dica: Regue somente quando a terra estiver seca.
Hypoestes (planta de sarda ou confete) Ideal para ambientes com meia-sombra, a planta confete ficará com as folhas murchas se receber incidência solar direta. | Dica: Não exagere nas regas, ou então as folhas poderão apodrecer.
“Mais conhecida como café-de-salão, atinge 40 centímetros e precisa de terra rica em matéria orgânica e sempre muito bem irrigada. Não suporta clima frio. | Dica: Inflorescência sem importância ornamental, entretanto os frutos são vistosos e decorativos”.
“A herbácea pode alcançar até 1,5 metros de altura. Originária da África, tem as folhas com margens brancas ou amarelas. Pode ser cultivada tanto a sol pleno quanto a meia sombra e embora se chame bambu-da-sorte, não é um bambu de fato. O solo deve ser bem drenado, adubado e regado regularmente. Também pode ser cultivado na água, de forma hidropônica”. | Dica: Seu caule pode ser entrelaçado para ficar ainda mais elegante. Sua poda pode ser altamente artesanal e divertida.
“As begônias podem crescer até 30 centímetros, florescem o ano inteiro e tem diferentes cores de flores (vermelha, amarela, cor-de-rosa, salmão, branca). A folhagem suculenta, pode ser verde ou avermelhada. O cultivo deve ser feito em solo permeável e constantemente irrigado”. | Dica: Begônias são sinônimo de jovialidade e fertilidade.
“Há diversos tipos de calatheas ou Marantas, quase todas para meia-sombra e locais quentes e úmidos. As mais conhecidas e fáceis de encontrar no mercado são:
– Maranta-prateada (Calathea picturata), cresce entre 15 e 30 centímetros, deve ser cultivada em vasos a meia sombra, com solo rico em matéria orgânica, bem permeável e sempre úmido. Geralmente suas folhas são predominantemente verdes e com manchas prateadas no centro e nas bordas.
– Maranta-zebra (Calathea zebrina), é uma espécie de porte maior e pode atingir 80 centímetros de altura. Suas folhas são largas, ovaladas e com textura aveludada. Inflorescência arroxeada, porém sem importância ornamental. É sensível à luz solar direta, geadas e falta de umidade no solo”. | Dica: Elas adoram uma meia sombra, ideal para ficar pertinho de uma janela, sua vasta folhagem é ideal pra forrar o solo. Regue a sua Maranta um dia sim e outro não.
“É uma palmeira de caule fino e porte de até 2 metros de altura. Não tolera o frio e nem sol diretamente. É ideal para vasos em jardins de inverno ou áreas internas. A rega deve ser feita semanalmente, sempre com solo bem drenado”. | Dica: Quando ainda novas, vivem perfeitamente em vasos pequenos. O banheiro ganha outra vida com plantinhas na decoração.
“Conhecida também como Mapuá, seu arbusto é entouceirado, nativo da Amazônia e pode atingir 1,80 metros. Se confinado em um vaso, se desenvolve menos, então o ideal é fazer o plantio diretamente no solo. O solo deve ser constantemente úmido, permeável e bem adubado. A espécie não tolera regiões muito frias e geadas. | Dica: Os Ciclantos devem ficar protegidos do inverno, em varandas fechadas ou naquele cantinho perfeito da sala. Se faltar espaço, crie um jardim vertical no corredor.
“Esta herbácea de porte pequeno, com 15 a 20 centímetros de altura, tem a folhagem verde escura ou na variedade com variegação, terá folhas verdes com faixas brancas ou amareladas. Suas flores são brancas e pequenas, surgindo no verão. O solo, rico em matéria orgânica, deve ser mantido sempre úmido. A espécie tolera temperaturas baixas”. | Dica: Você pode plantar um Clorofito tanto em uma jardineira como em um vaso só pra ele. Essa espécie aguenta até ambientes com ar condicionado! E está entre as 10 plantas mais fáceis de cuidar no mundo, você só deve regá-la quando a terra estiver totalmente seca.
“Herbácea com folhagem pendente, nativa do Brasil. Suas folhas são pequenas, verde-escuras e brilhantes. E a floração acontece na primavera, com pequenas e longas flores vermelhas, atraindo beija-flores. A espécie não é recomendada para regiões frias”. Suas flores parecem peixinhos, e por isso receberam tal apelido. | Dica: Borrife água em sua Columeia em vez de molhar a sua raiz. Procure um ambiente para ela que tenha calor moderado.
“Arbusto semilenhoso que atinge os 3 metros de altura, se plantada no solo. Suas folhas são muito vistosas pelas cores e formato. A espécie não deve ser podada para não prejudicar seu formato. Exige uma boa drenagem do solo e não é indicada para lares que possuem animais, por ser uma espécie tóxica”. | Dica: Deixe seu Cróton longe do alcance de seu pet, os cuidados com este tipo de planta são bem simples. Crótons não gostam de frio e adoram uma meia luz ou iluminação plena. Limpe a poeira de sua folhagem com um pano úmido e de forma bem delicada.
As orquídeas gostam de lugares frescos, protegidas da luz direta. Se dão super bem com os raios da manhã, mas nada além disso. Sua irrigação deve ser feita de maneira equilibrada, para não encharcá-la e nem desidratá-la. O solo deve ficar úmido sempre, sendo no verão de duas a três regas por semana, dependendo da umidade do ar, e no inverno, de uma a duas vezes. | Dica: Orquídeas no centro de mesa são sempre luxuosas, suas cores podem ser das mais variadas e há vários tipos de flores também que deixam a decoração muito mais delicada. Esta espécie não gosta muito de ser movida de lugar, portanto, capriche no local que deixará o seu vaso e não esqueça de regá-la com moderação.
“A espécie tem folhagem verde-escura ou variegada, em branco em suas nervuras. Suas raízes são invasoras e por isso deve ser plantada em um vaso, para delimitar seu espaço. Planta muito rústica e não requer muitos cuidados”. Essas gracinhas são super adaptáveis a qualquer local. Tanto que funcionam em vasos e também como planta de forração e até como trepadeira. | Dica: Suas folhas podem mudar de formato quando atingem a maturidade. Adaptam-se tanto a terra como a água.
Já escolheu a sua? Comente, compartilhe!!!
Gratidão a todos que contribuem e me estimulam a continuar trazendo muito conteúdo com carinho para vocês.
Obrigada!!