O uso das cores nos ambientes, é algo muito bem pensado. Desde o briefing com o cliente, relacionando as cores de sua preferência e as que não suporta, pois é importante saber o que lhe agrada e o que não, para que possamos ser assertivos em nossa proposta. O momento em que está vivenciando é fundamental para determinar que cores a serem propostas no projeto. Vamos repassar seus significados das cores, dentro da nossa cultura:
Vale lembrar: a combinação entre as cores pode mudar todos esses significados. Se você misturar verde e amarelo, por exemplo, a primeira sensação que você vai causar é de brasilidade, caso esteja lidando com um público brasileiro.
A base que utilizamos é o “círculo cromático” onde através dele combinamos as cores e trabalhamos as composições pré estabelecidas que chamamos de:
A psicologia das cores pode ser aplicada em diferentes áreas. Nas UTIs dos hospitais, por exemplo, a harmonia das cores é relevante para amenizar, tanto consciente quanto inconscientemente, o estresse dos pacientes e dos profissionais que ali trabalham.
Com esse exemplo, você já percebe a importância das cores para o estado emocional e psicológico das pessoas. Portanto, em um projeto de design, em qualquer uma das suas áreas (gráfico, web design, de produto, de interiores etc.), também afetam o comportamento dos consumidores.
E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!