-Balizadores
-Plafons
-Arandelas
-Spots
-Refletores
-Cascatas
-Espelho d’água
Esses são alguns itens que podem ser utilizados para valorizar o espaço contemplado. Vejamos mais deles a seguir, do mais recente ao mais antigo!
Fiber Garden é uma micro luminária com a tecnologia de fibra ótica, tipo espeto, para uso em jardins internos e externos. Por seu princípio de funcionamento, assume diversas características da iluminação, não conduz energia elétrica, nem mesmo temperatura ou tampouco raios UV, o que elimina o risco de choque e de queima da folhagem iluminada. Possui alta eficiência energética, até 62 unidades podem ser iluminadas com uma única lâmpada de 150W (2,41W por peça). Possui tamanho compacto que permite o uso no paisagismo sem ser percebida.
Surgida há cerca de 40 anos, a lâmpada de multivapores metálicos vem sendo aperfeiçoada e, atualmente, apresenta um conjunto de vantagens que faz dela o produto mais completo e interessante existente no mercado, sob todos os aspectos importantes na iluminação geral. Muito mais eficiente, durável e gerando menos calor do que as incandescentes comuns e halógenas, oferece reprodução de cor muito superior às lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio. Supera em brilho e intensidade as fluorescentes, possibilitando direcionar melhor a luz. É amplamente utilizada na iluminação de lojas – especialmente de vitrines – e grandes áreas, como estádios de futebol, ginásios de esportes, praças, fachadas e monumentos, na iluminação de destaque e até mesmo em residências finas. Sua luz branca embeleza e enobrece o ambiente, proporcionando conforto visual e gerando baixa carga térmica.
É importante contar com os produtos certos na hora de compor a iluminação do lar. O balizador é ideal para indicar caminhos e orientar as pessoas por onde elas devem seguir. Sendo assim, é um acessório de iluminação indicado para escadas, jardins, paredes e pisos.
Balizador solar a LED ideal para utilização em jardins, áreas externas, gramados, área de lazer, etc. Muito fácil instalação, basta fincar no chão. Funciona apenas com a energia solar, sem necessidade de fios ou baterias extras.
O Plafon é indicado para iluminar áreas com requinte, sofisticação e um charme, esse tipo de iluminação dá ao ambiente um ar intimista e aconchegante devido a temperatura de Cor e ao design moderno.
Ter ambientes bem iluminados com as arandelas externas é super importante para valorizar seu espaço, sua residência. É uma iluminação de apoio e indireta. Ou seja, não dá para depender apenas dela para deixar sua área externa, como corredores, jardins, fachada, varanda,terraço ou áreas de piscina e churrasqueira, super iluminada.
Esse tipo de luminária de parede pode ser usada tanto dentro quanto fora de casa, seja ela de veraneio ou até mesmo uma casa de praia, porém as arandelas externas são feitas com materiais mais resistentes, já que elas ficarão expostas a variações de temperatura e climáticas.
Proporcionam um tipo de iluminação leve que torna luminoso seu entorno. Por isso, o formato da arandela externa influencia bastante no efeito que será alcançado.
O refletor é indicado para a decoração da área de lazer: jardins, varandas e quintais. Ele funciona como uma fonte luminosa bem potente, podendo ser direcionado para objetos específicos: vasos decorativos, jardins verticais ou até mesmo a região da piscina.
Isso porque eles criam uma luminosidade pontual nas plantas e vasos, dando destaque aos diferentes enfeites. Você só precisa direcioná-los para o ponto exato onde deseja que haja luz. Você encontra modelos redondos, quadrados, retangulares, com estrutura articulável e alguns, inclusive, de embutir no piso ou na parede. Eles também vêm com lâmpadas de diferentes potências e cores de luz. O refletor de LED de luz branca é uma das opções mais escolhidas. Porque essa cor de iluminação é perfeita para dar destaque aos objetos, deixando-os mais nítidos. No entanto, existem também opções de luz verde, rosa, roxa, amarela, etc. Tudo depende da estética que você deseja criar na área de lazer. Vale lembrar que o refletor de luz funciona, geralmente, para iluminar áreas com gramas e plantas. Por isso, ele fica comumente fixo no piso ou parte baixa da parede.
Iluminar o interior de uma piscina é, definitivamente, bem diferente de iluminar os vasos e enfeites que estão do lado de fora. Para tal, você precisará de luminárias específicas, que ficam embutidas nas laterais da piscina. As lâmpadas de LED são as mais indicadas: mais econômicas, duráveis e, inclusive, com maior capacidade de propagação debaixo d’água, capazes de iluminar piscinas inteiras. O ideal é equipar a luminária com esse tipo de lâmpada (na cor branca, de preferência), garantindo uma bom nível de luminosidade. Já os refletores podem cumprir a função de iluminar o redor da piscina, deixando-a mais destacada na decoração.
Gostou deste conteúdo?
Comente e compartilhe, vamos fazer uma troca interessante e me diga qual mais gostou, e qual já usou ou quer usar em seu novo projeto?